Existem alturas no ano que para muitos o spinning parece ser algo impraticável, não só pelas dificuldades meteorológicas mas também pelo esforço físico que temos de ter. Mas também estamos na altura em que os peixes mais sabidos se encontram, cabe a nós fazer o trabalho de casa.
Estudo das mares, pesqueiros etc...etc... Esse tem sido um pouco o plano que tenho adoptado, basicamente tenho abdicado um pouco de ir sempre que posso e vou mais quando acho que seja o tiro certeiro. Muitas vezes falha, mas maioritariamente corre bem, quem me conhece, sabe bem que pesco com qualquer tipo de mar.
Não procuro peixes já apanhados mas sim peixes por apanhar.
Antes da Pascoa fui brindado com um magnifico exemplar e bastante lutador, mas nem sempre o tamanho é o espelho do combate pescador/peixe.
Este sábado o mar anunciado era propicio a grandes capturas, mas o pesqueiro teria de ser escolhido em cima do joelho e assim foi. Toca a gastar gasóleo em busca de um bom spot... klm...mais klm e eis que o pretendido aparece.
Inicialmente o material não estava a colaborar, mas esse problema poderia ser facilmente trabalhado, e assim foi, lançamento atrás de lançamento usufruindo do que melhor temos, a paz na pesca.
A certa altura e como tantas outras vezes começo a falar comigo mesmo, " mar grande, bastante bruto só mesmo peixes valentes o conseguem aguentar" pensamento terminado e peixe cravado, parece que muitas vezes o pensamento é o responsável pelos minutos seguintes. Mas siga a banda, peixe cravado bastante fora e muito drag a rolar, após alguns segundo o peixe decidi-o fazer o que normalmente é o seu carimbo a liberdade, inversão de marcha, para mim e penso que para a maioria dos pescadores seja um desespero, visto a linha ficar frouxa, Cabe a nós diminuir a probabilidade de insucesso. Material adequado a estas situações, bom ratio e um enrolamento perfeito não é nenhuma garantia mas um aumento da probabilidade de sucesso,
Peixe quase a seco nova inversão de marcha, tudo o recuperado é levado, poderia ter resultado mas o esforço do peixe é muito superior ao do pescador. chegou a hora de puxar apenas o peso do mesmo e esperar pela onda certa para o colocar a seco, como tinha tempo tudo correu pelo positivo, pelo menos para mim.
Conclusão, mais uma vez tinha a meus pés mais um bonito exemplar.
Ainda procurei mais um que anda-se por ali a querer saber o que se tinha passado mas não deu ar da sua graça.
Material:
Shimano Speedmaster
Shimano Stradic
Vinil Savage
Abraço.
Boas Hélio,
ResponderExcluirMais uma bela captura e desta vez com boas emoções, para mais tarde recordar...
A ver dás com o outro que andava a ver o que se passava... :)
Forte Abraço e aperta com eles
Boas Manuel, o outro ainda bem que não apareceu, assim dá para repartir as alegrias, mas espero que seja para breve.
ExcluirÉ daqueles peixes que dá mesmo pica tirar.
Grande abraço.
Grande Hélio.
ResponderExcluirMais um bom peixe para o corriculo, andas de mão quente.
Continuação, um abraço ;)
Boas Luís, um tipo se não for faltando aos treinos a coisa tem tudo para correr bem, esta captura apesar de ser mais uma deixa-nos pensativos do quanto somos sortudos em poder colocar a mão em tal espécie.
ExcluirGrande abraço.