Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia da Espiga

Neste dia da Espiga fui fazer mais uma jornada de spinning...o que me deixa satisfeito, mas quando sai de casa fiquei ainda mais satisfeito, e  porque? estava nevoeiro. Os dias de nevoeiro para mim trazem-me boas recordações.
Como de costume para paro o café e para uns dedos de conversa, com o dia a querer nascer arranco para o pesqueiro, chego com o dia já  nascido, escolho um vinil  a melhor pedra para os disparos, um...dois...três disparos... e já estava um pequenote agarrado...peixe devolvido... novo disparo...novo peixe devolvido, bem troco de vinil para amostra para tentar selecionar o lote que ali estava... novo lançamento mas mais um pequeno que apesar de ser pequeno acabou por vir... este peixe só veio por estar a deitar sangue, e acabou por pesar 970g. Bem a partir deste momento não senti nem mais um toque, bati outras zonas ali em redor e nem um sinal deles.
Como tinha tempo e estava semi chateado por estar um dia daqueles mesmos bons para esta pratica e só ter um peixe e pequeno, fui até outro pesqueiro. 
Com o pesqueiro a ficar sem água tinha de entrar um pouco mar dentro mas nem assim, primeira meia hora e  nada, até que entre ondas cruzadas ferro mais um cachaço que acabou por largar, mas ao ajeitar o anzol do vinil descuidei-me, anzol espetado no dedo, ai sim, ferrou bem...dass...vi que não tinha passado a barbela retirando-o facilmente. Mesmo com o dedo quente continuei, até que me deparo com uma branca bem bonita, onde era inevitável não estar um peixe, e estava mesmo, primeiro dá duas cabeçadas no vinil e não fica, sem pensar muito troquei logo por uma amostra, e ele sem pensar muito também investiu logo, puxão para lá,  puxão para cá e ele cá fora, acabando por acusar 2.200kg. Ainda tirei mais um pequeno no mesmo sitio que pouco maior era que a amostra, sendo prontamente devolvido.
E assim se passou mais uma bonita manhã de spinning. O maior será para o jantar de hoje, onde irei preparar uma caldeirada para a família, por ultimo será bem regado com um branco bem fresquinho.



Foto do maior após captura


Material

Cana : Casini 
Carreto : Penn conquer 4000
Amostras : Saltiga e black Minnow


Abraço

terça-feira, 27 de maio de 2014

Vinis

No meu post das minhas 14 magnificas, referi que iria falar um pouco dos meus vinis, e cá estão eles.
É do conhecimento de todos que os vinis são a grande moda dos pescadores de spinning, dos modelos que possuo existem 5 cores que já me deram boas alegrias.

Apresento então um modelo conhecido da Savage em duas cores, contudo são bastante difíceis de adquirir em Portugal, tive alguma dificuldade, mesmo lá fora, mas consegui arranjar alguns.




Sandeel Tequila Sunrise ( Glow )



Sandeel Brown 



Mais fáceis de adquirir e que também fazem parte das minhas jornadas são os Grauvell Jinza, black Minnow e mais uma cor da Savage que não podia faltar.



Grauvell Jinza de 15cm cor 170 ( modelo que corto, ficando pelos 10cm )



Black Minnow ( Bleu )


Savage Sandeel  ( Lemon Back )


Possuo vários  tamanhos e gramagem dos vinis referidos, utilizando cada um em função do mar.


Abraço



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mais uma ida ao mar...

Quarta feira recebo um convite para ir passar o fim de semana aos Algarves, bem Algarve é zona de peixe mas nesta altura já começa a ser complicado, ainda para mais Albufeira.
Antecipando um fim de semana sem dar banho as amostras fui fazer o nascer do dia de sexta- feira antes de seguir viagem para baixo.
Chego ao primeiro ponto de paragem as 5:15h  para o belo do café, onde encontro uns amigos que apesar de não praticarem spinning sabem muito sobre outras pescas, e assim se passaram uns minutos  de conversa, minutos esses que também deram para conhecer o companheiro Orlando, que apesar de já termos falado através de fóruns,  ainda não nos conhecíamos pessoalmente.
Com o nascer do dia a aproximar-se rumo ao pesqueiro pré definido no caminho, mar com força e algum vento era o que estava previsto e não falhou...
Maré já estava vazar,  alguns lançamentos com amostra sem sucesso, mudança de tática, colocando um vinil e eis que surge o primeiro ataque, peixe forte mas mal ferrado, acabando por seguir a sua vida... penso eu.... pois alguns minutos depois nova investida e desta vez pelo meio das diversas pedras que tinha na minha frente lá consigo lhe colocar a vista em cima, este sim, vinha bem ferrado e ao fim de algum tempo lá estava ele a seco.
Ainda fiz mais uma hora de pesca mas sem sucesso, como já eram umas 8h dei por terminada mais uma sessão de spinning. No caminho já para o Algarve, parei na casa de uns amigos brindando-os com este robalo, amigos estes que são grandes admiradores de Sushi caseiro...ehehehe 



terça-feira, 13 de maio de 2014

As 14 magnificas...

Longe vai o tempo em que tinha amostras em todos os cantos da casa, muitas dessas amostras nunca viram água. Com anos fui verificando as amostras que colocava mais vezes de molho e consequentemente iam de encontro a  todas as minhas necessidades, chegando então as minhas... 14 magnificas... raramente levo todas, por normas uma 8 e uns quantos vinis, vinis que falarei num próximo post. 
Como se pode verificar nas imagens que se seguem, são quase todos artificiais com um preço elevado, efetivamente também com grande fama pelas suas provas dadas e por experiencia própria.
No inicio só as utilizava em zonas que fosse pouco provável de as perder, mas agora já tenho o a vontade para as aplicar em situações em que só utilizava as low cost, e ai sim, fazem a diferença.
Pescar com elas na areia é fácil, na pedra a conversa é outra.


DAIWA SALTIGA 17

DAIWA SALTIGA 14

LUCKY CRAFT
YKR
MOLIX

DUO

DUO

RAPALA

sábado, 10 de maio de 2014

A estreia a sério do Symetre

A avizinhar-se um mar de luxo, e com tais condições não havia como negar uma ida ao mar.
O dia estava a nascer, e o pesqueiro estava mesmo robaleiro, dirigi-me rapidamente ao local que apresentava  a melhor feição, ao fim de alguns lançamentos estava iniciada a luta.
O peixe fez duas tentativas fortes para se safar, acabando por desistir, aproveitando uma vaga mais forte cá estava ele a seco.
Mas hora e meia a desfrutar do mar e dei por terminada a pesca, seguindo para o que é sempre certo, o belo do pequeno almoço.

Cana: Casini Infinity
Carreto: Shimano Symetre 4000FL
Fio: Tuf-Line
Amostra: Daiwa Saltiga



2014 já começou e bem...



Manhã chuvosa e ventosa, basicamente aquelas manhãs em que a maioria fica no choco. Mas como o despertador é bastante fiel não só me acordou a mim mas sim toda a família, volto a adormecer a criançada  e parto para a faina. Para mim eram boas condições  para matar uns bichos, tendo em conta os pesqueiros que frequento.
Após chegada ao pesqueiro verifico que  a poucos metros de mim existiam alguns instrumentos de pesca profissional,  antecipando uma grade certa mudei de pesqueiro.
Rumo então a um pesqueiro onde já fui bastante infeliz por ter partido a minha speedmaster , mas desta vez o mesmo spot compensou-me, e bem.
Efectuei 5 ferragens mas só consegui concretizar 4 delas, o quarto não teve direito a foto por já estar a chover bastante.

Cana: Casini Infinity
Carreto: Tubertini Vertigo 4500
Fio: Tuf-Line
Amostra: Daiwa Saltiga